Friday, October 08, 2010

Versos otimistas como não sei fazer

Para Maria Eduarda
Hei, eu a chamei,
você me viu,
eu lhe mostrei, você abriu,
dei um livro e um abraço,
"A Conquista do Espaço".
Mas não me satisfaço:
Faço-lhe mapas e traços,
corto papéis em pedaços,
brincamos e imaginamos
e nesses descompassos
nós nos entrosamos.
Lembro como se fosse agora,
quando, onde você ainda mora,
brincávamos até cansar,
e íamos até o mar
contar, na praia, histórias
criando ritos e glórias
nas margens do oceano
que era nosso cotidiano.
A praia ficou para trás,
pois já não a levo mais;
fico na tola esperança
de que essa vaga lembrança
supra a minha vontade
de ir matar a saudade
de visitá-la e de levá-la
sem quaisquer troços ou malas
praqueles longos passeios.
Mas é que agora, creio,
não posso mais fazer nada,
por você, minha afilhada;
porque estamos tão distantes,
diferente de como era antes,
que já não posso acolhê-la,
espero apenas poder vê-la
porque às vezes a tristeza
nos deixa sem qualquer defesa.
Mas não estou triste, prometo,
tenho em você um amuleto
que recheia minha memória,
que dá sentido à minha história,
que melhora um pouco tudo isso
é uma espécie de compromisso.
E desde quando eu nasci,
só agora de fato entendi
que em tudo reside uma lógica;
eu tenho enfim sobrevivido
tenho buscado algum sentido
que ainda não encontrei,
mas ainda assim eu sei
o que você sequer imagina:
mesmo que haja um caminho certo
essa busca nunca termina.

6 Comments:

Blogger Maluz said...

Não sabes faser versos otimistas ? entitulas esses como o que ?? versos que retratam um dos varios afetos verdadeiros que trazemos com nosco elos perdidos mais ainda existentes , que nos emocionam ao lembrarmos que existe aqui acola sentimentos q a malicia e a maldade do munso não tasca nem comrrompe . muito lindo esse poema leon e massa quando tu se expoe assim visse por detras desse homem ranzinza como vc mesmo se intitula tem sentimentos tão lindos , e essa a magia dos versos não conseguimos diser tudo ao certo mais tentamos e emocionamos os leitores q acompanham de perto =]

1:01 AM  
Anonymous nara said...

em vários momentos me encontrei nos versos e me perdi tentando voltar, talvez seja o recorte de alguns traços que nos acompanha e nos faz refletir o que é importante. Parabéns =)

5:58 PM  
Blogger Alessandra Santos said...

Sou suspeita pra falar de crianças. Sempre escrevo sobre elas, de uma forma ou de outra. Assumo ter uma saudade danada dessa época e que me identifico demais com elas. Acho um barato conviver com os pequenos. Porque tudo fica mais bonito se você tiver uma criança por perto, já reparou? Se a gente tira uma foto, por exemplo, da gente com um guri ao lado, o foco da fotografia fica tão voltado pra ele/a que nem lembramos que temos defeitos e que eles estão visíveis no retrato. Comigo é assim. Acho que com os outros também deve ser. Coisa mais gostosa é ouvir sua risada pela casa, seus gritinhos alegres...

Acho que cada um de nós tem uma criança escondidinha em algum lugar do nosso ser. Acho que temos que tê-la. Porque a vida ficaria dura demais, difícil demais, se não a tivéssemos. É essa visão infantil que pode nos fazer ver as coisas da vida com outros olhos. Esse pouquinho de criança que resta pode salvar o adulto metido a todo poderoso. Porque chega uma hora que se não pararmos de nos preocupar com os incontáveis afazeres que a vida adulta nos traz, as preocupações que ganhamos ao longo da vida, os problemas que surgem... O fardo fica pesado demais.

Um beijo a você e à Maria Eduarda. Que ela permaneça te ensinando muito, mesmo quando você ache que quem tem muito a aprender é ela.

8:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Leon estes poemas são lindos. Este blog tem que continuar.
Estou levando tento um quanto o outro blog lá para o diário.

Beijos!

6:03 PM  
Blogger Maluz said...

É sim tem que continuar se ele para de novo nois frxa ele ate a morte , são lindos mesmos os poemas !

6:55 AM  
Blogger Maluz said...

Leon cadê o quintal? Tá fazendo falta aqui...

1:52 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home